Tutorial Básico Sobre Atulização de BIOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial Básico Sobre Atulização de BIOS

Mensagem por Sieghart em Qui Out 07, 2010 6:21 pm

Veja aqui como atualizar a sua bios

Apesar de ser uma operação simples, atualizar a BIOS é algo um tanto arriscado. Tal risco se deve ao fato de que, se algo der errado, a placa-mãe do computador pode ficar inutilizada. Mesmo assim, a atualização de BIOS é feita com grande freqüência. Isso acontece porque a tecnologia de hardware avança muito rápido, principalmente em relação aos HDs e processadores.

A BIOS é um programa que fica armazenado em uma memória especial localizada na placa-mãe. Trata-se de um tipo de memória ROM. O tipo mais usado atualmente é a Flash-ROM (ou Flash-BIOS), que pode sofrer modificações, ou seja, atualizações, por um software especial desenvolvido geralmente pelo fabricante. Um tipo de ROM utilizado em computadores mais antigos é o EPROM (Erasable Programmable ROM), que precisa de equipamentos especiais para apagamento e escrita de dados. Isso deixa claro que este tutorial visa a atualização de BIOS em chips Flash-ROM.
Chip CMOS

Essa memória ROM fica armazenada num chip conhecido como CMOS (figura ao lado), onde também se encontram o SETUP (uma espécie de interface gráfica que permite configuração de hardware) e o POST (teste de componentes do computador quando o mesmo é ligado). A BIOS (Basic Input Output System), como já foi dito, também fica neste chip e consiste num programa responsável pela tradução das instruções do sistema operacional e dos aplicativos em comandos que podem compreendidos pelo hardware da máquina.

Motivos para atualizar a BIOS

Quando atualizamos a BIOS, estamos na verdade atualizando a ROM-BIOS, ou seja, a BIOS, o POST e o SETUP. E esta atualização só é necessária se existir problemas de funcionamento no PC, que podem ser corrigidos com a atualização. Outra razão é que equipamentos de hardwares são lançados constantemente e pode ser necessário atualizar a BIOS para que seu computador suporte o novo hardware. Isso acontece muito com os processadores. Por isso, se seu computador não se situa em nenhum dos casos acima, não há motivos para atualizar a BIOS. Isso deixa claro que esse procedimento só deve ser feito em caso de utilidade. Atualizar simplesmente para manter a versão mais nova é algo extremamente desnecessário.

O porquê dos riscos

A atualização pode falhar e deixar a placa-mãe fora de uso. Isso pode acontecer por exemplo, se durante o processo de atualização a energia elétrica faltar. Além disso, o arquivo de atualização pode estar corrompido ou um engano em relação ao arquivo de atualização ocorrer e o usuário “pegar” uma versão errada para sua placa-mãe. Mesmo se isso ocorrer, há como resolver o problema, mas somente técnicos experientes têm qualificação para isso.

Atualizando a BIOS

A primeira coisa a se fazer para atualizar a BIOS é identificar o fabricante, o modelo e a versão da placa-mãe. Geralmente estas informações se encontram no manual que acompanha a placa. Em seguida, é conveniente anotar os dados existentes no SETUP. Isso porque o processo de atualização costuma apagar toda a configuração existente no mesmo. Dependendo do modelo da placa-mãe, pode ser necessário alterar um jumper, que funciona como uma espécie de dispositivo de segurança contra gravações indevidas. Para certificar-se desta necessidade, é imprescindível consultar o manual da placa-mãe. Antes de prosseguirmos, é necessário citar que o processo de atualização deste tutorial segue um modelo padrão, que pode ter grandes diferenças em relação à determinadas placas-mãe. Por isso mesmo, é necessário consultar o manual da placa ou consultar o site do fabricante para as devidas orientações. Usaremos aqui, um guia baseado em BIOS da Award, muito comum no Brasil.

Estando ciente dos pontos acima, acesse o site do fabricante da placa-mãe e procure a área correspondente à atualização de BIOS. Na página correspondente, siga as instruções fornecidas e faça o download dos arquivos necessários à operação. Pode ser que o arquivo que contenha a nova BIOS esteja em formato ZIP, sendo necessário descompactá-lo. Depois de descompactado, o arquivos com a BIOS geralmente possue a extensão BIN. Um outro arquivo que geralmente é baixado junto, é o programa que faz a gravação da nova BIOS. No caso da Award, este programa recebe o nome de awdflash.exe (nada impede que novas versões utilizem um outro programa). Vale dizer que é expressamente recomendável utilizar o programa que o fabricante indica para o modelo de sua placa-mãe. Alguns fabricantes de placa-mãe, com o objetivo de facilitar o processo de atualização, colocam ainda um arquivo com extensão BAT junto com os outros arquivos. Ele tem a finalidade de automatizar alguns processos da atualização.

Iniciando a atualização

A operação de atualização da BIOS deve ser feita através de um “boot limpo”, ou seja, nenhum programa deve ser carregado na memória a não ser o arquivos io.sys, msdos.sys e command.com. Para fazer isso, insira um disquete no drive A e no prompt do DOS digite format a:/s/u e tecle enter. Também, verifique se no SETUP a seqüência de boot tem o disquete como primeira opção. Concluído estes passos, reinicie o computador com o disquete de “boot limpo” que você acabou de criar e aguarde o prompt aparecer.

Outra maneira de dar boot limpo é simplesmente ficar pressionando o botão F8 e no menu que aparecer, escolher “somente prompt de segurança”. Mas isso somente funciona com o Windows 95 e 98. Para os demais sistemas é necessário usar o disquete de boot.

Quanto aos arquivos para a atualização da BIOS, você pode colocá-los num disquete ou no HD da máquina, desde que você saiba o local onde deixou.

O passo a ser seguido agora, é o de fazer backup (cópia de segurança) da BIOS existente, caso ocorra algum problema na atualização. Para isso, usá-se o programa awdflash (ou equivalente) através do comando no prompt: awdflash /pn /sy. Após digitar isso, aperte enter. Irá surgir uma tela onde você indicará um nome para o arquivo da BIOS atual. Esse arquivo terá extensão BIN. Após ter realizado este processo, reinicie a máquina, dando um novo “boot limpo”. Agora, digite o comando awdflash bios.bin (ou equivalente, conforme orientação no site do fabricante) e tecle enter, onde bios.bin é nome da nova BIOS. O programa perguntará se você quer mesmo gravar a nova BIOS. Você deverá responder teclando Y (do inglês yes). Neste exato momento, a gravação começará e ao término, aparecerá um opção para sair do programa ou reiniciar o computador. Mas atenção: se alguma mensagem de erro surgir, DE FORMA ALGUMA, REINICIE A MÁQUINA! Execute o processo de gravação novamente. Se o erro persistir, regrave o backup que você fez. Agora, resta somente reiniciar o computador e configurar o Setup com os dados que você anotou. Pronto, a atualização está pronta.

Créditos: Google & Administrador ZeuS.

Sieghart
Administrador
Administrador

Mensagens : 73
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 20
Localização : Italia

http://cheatscom.rg3.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum